RESUMO DO CAPÍTULO 7 – EXPLORANDO A CAVERNA DE PLATÃO – AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO PRISÕES PSÍQUICAS.
585 palavras
3 páginas
RESUMO DO CAPÍTULO 7 – EXPLORANDO A CAVERNA DE PLATÃO – AS ORGANIZAÇÕES VISTASCOMO PRISÕES PSÍQUICAS.
Considerando o texto que descreve como as organizações são vistas como prisões psíquicas, entende-se que a metáfora da prisão psíquica aborda a condição em que os indivíduos possuem receio do desconhecido e opta por permanecer em situações adversas no lugar de buscar o que não consegue descrever. Analisando Sócrates e Platão, o “mito da caverna” condiciona o fato de como os homens podem se tornar reféns de seus medos e incertezas.
Por outro lado, os escritos de Freud, Jung e de vários “pensadores” apresentam a concepção de que os seres humanos se fragilizam em suas próprias armadilhas em decorrência de suas preocupações, imagens e conceitos frente ao problemas de crítica radical desta situação.
Nessa perspectiva, os seres humanos criam a sua realidade de maneira confinada e alienada.
Como tal, a metáfora da caverna em que Sócrates apresenta as relações entre aparência, realidade e conhecimento, colocaque no fundo da Caverna de Platão, analogicamente, a aparência que está no interior da caverna é a referência, leva o homem a pensar que vê a realidade. Todavia, não é, seria apenas a sua própria sombra. Como sempre viveu ali, cria o seu juízo porque não conhece outra referência.
A caverna apresenta um mundo em que as pessoas viviam presas por correntes com apenas uma luz de vela sob os seus olhares. Tal luz, refletia e criava sombras, sendo que os seres humanos ouviam sons oriundos de fora da caverna e atribuíam aquelas sombras a outras pessoas. Nesse interim,se os seres que ali habitavam fossem autorizados a sair e voltar para a caverna, perceberiam o diferente, visto que conheceriam a realidade que os seus companheiros desconheciam e mudaram a sua percepção da realidade.
Ao confrontarmos a ideia da caverna como uma empresa, pode-se perceber que as algemas podem ser as normas e as sombras pode ser traduzidocomo pensamento inconsciente de cada