Princípios gerais do projeto de veleiros
Veleiro 30 pés – regata
Terceiro Relatório
3 de December de 2013
Grupo 1:
Guilherme Goraieb
Natalie Stavrati
Rafael Máximo
Raul Martini
Lista de figuras
Lista de Tabelas
Sumário
1 Introdução
Este relatório descreve a continuação do trabalho de dimensionamento de um veleiro do tipo “racer-cruiser”, com 30 pés de comprimento.
Haviam sido encontradas as dimensões principais e coeficientes de forma para o casco do veleiro, a partir de um modelo paramétrico desenvolvido em Matlab®, e foi também definido o arranjo interno da embarcação.
No entanto, verificou-se que o modelo paramétrico não representava bem o projeto de um veleiro uma vez que não provia ao projetista a liberdade de variar cada um dos valores obtidos através das regressões de modo a direcionar o dimensionamento de acordo com a finalidade do projeto.
Então, para contornar este problema, foi introduzido no modelo um coeficiente para cada regressão, cujo valor deve estar entre -1 e 1, de modo a variar o resultado daquela regressão dentro da faixa encontrada nos semelhantes.
Foi também introduzido no modelo o dimensionamento da quilha e do leme, e definiu-se, com o uso do programa Rhinoceros® o plano de linhas, a partir do qual é possível estudar a estabilidade com maior critério.
ERRATA
Grupo 1 – 3° relatório
Página 19:
Tabela 8 – Atributos complementares
Número de Froude
0,40
Velocidade estimada
6,97 nós
Borda livre a vante
1,21 m
Borda livre a ré
0,93 m
2 Coeficientes de projeto
Chamou-se coeficiente de projeto cada um dos coeficientes aplicados às regressões para possibilitar sua variação de acordo com o objetivo final do projeto.
A partir dos intervalos de variação de cada uma das regressões obtidas dos semelhantes, criou-se uma função de interpolação aplicada a cada coeficiente. Então, discutiu-se para cada intervalo qual seria a estratégia adotada para o dimensionamento, visando o