Maquinas de fluxo resumidão
As máquinas de fluxo são dispositivos mecânicos que tanto extraem energia de um fluido (turbina) como adicionam energia ao fluido (bomba). Estes processos são os resultados das interações dinâmicas entre o dispositivo e o fluido. Enquanto o projeto e a construção destes dispositivos envolvem muita experiência anterior, os seus princípios operacionais são muito simples.
A interação dinâmica entre um fluido e um sólido é geralmente baseada no escoamento e nas forças detectadas na interface fluido-sólido. Por exemplo, nos realizamos um trabalho com nossos músculos quando mexemos uma colher numa xícara de chá. O movimento da colher através do chá causa uma diferença de pressão entre a parte da frente e de trás da colher. Sendo que esta diferença de pressão produz uma força sobre a colher que é vencida por nossos músculos. Esta força agindo por uma distância requer uma determinada quantidade de trabalho. Deste modo nós realizamos um trabalho sobre o fluido, ou seja, nós aumentamos a energia contida no chá.
De modo inverso, o efeito dinâmico do vento soprando sobre a vela de um barco cria uma diferença de pressão na vela. Assim, a força do vento na vela propulsiona o veleiro e o conjunto vela-barco se comporta como uma máquina que extrai energia do ar.
As máquinas de fluxo podem ser classificadas de acordo com a direção principal do escoamento na máquina, ou seja:
• Escoamento axial: onde a direção preponderante do escoamento numa máquina axial é a do eixo da máquina (da seção de alimentação até a de descarga da máquina);
• Escoamento radial: onde o escoamento na seção de alimentação do rotor, ou na seção de descarga do rotor (ou em ambas as seções), é praticamente radial;
• Escoamento misto: nas outras máquinas, denominadas de fluxo misto, o
Máquinas de Fluxo escoamento no rotor apresenta componentes significantes nas direções axial e radial.
Cada um destes tipos de máquinas apresentam vantagens e desvantagens operacionais e que a