Princípios de gestalt
O que é Gestalt e qual a sua Origem?
É uma teoria que estuda como os seres humanos percebem as coisas. A psicologia da Gestalt enfoca as leis mentais - os princípios que determinam a maneira como percebemos as coisas.
Ela prega que nossa percepção não se dá por “Pontos Isolados”, mas sim, por uma visão de “Todo”. Então, funda-se na idéia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes.
Origem
A teoria gestáltica é conhecida como a psicologia da forma. A Gestalt nasceu sobre o signo da Física moderna e um dos seus principais fundadores foi Max Wertheimer que fez experimentos sobre a visão do movimento aparente, concluindo que ele não precisa ser explicado nos termos estruturalistas. A Gestalt procura entender como o individuo é capaz de na sua mente completar uma figura aparentemente faltando seus contornos. A maneira como nós percebemos as coisas, determina o nosso comportamento.
Gestalt é uma palavra, pronunciada "guestalt", de origem alemã que pode ser traduzida aproximadamente como, “Forma Total” ou “Forma Global”. Surgiu no início do século passado, na Alemanha, e teve como principais expoentes Kurt Koffka (1886-1940), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Max Werteimer (1880-1943).
Princípios básicos
Alguns dos princípios básicos da Gestalt, que é muito usado hoje em dia em profissões como Design, Arquitetura, etc, são: • Similaridade • Proximidade • Continuidade • Alinhamento • Experiências passadas
Similaridade
Define que os objetos similares tendem a se agrupar. Algumas características podem ser exploradas quando desejamos criar relações ou agrupar elementos na composição de uma figura, como na cor dos objetos, a textura e na sensação de massa dos elementos. Por outro lado, o mau uso da similaridade pode dificultar a percepção visual como, por exemplo, o uso de texturas semelhantes em elementos do “fundo” e em elementos do primeiro plano.
[pic]
Na figura da esquerda, percebemos