Principios da Gestalt
Gestalt é uma teoria da psicologia que considera os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna. Funda-se na ideia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes. Neste trabalho, vamos explicar com base no livro “Gestalt do Objeto” e nosso conhecimento, as leis básicas de Gestalt que são, fechamento, semelhança, alinhamento, proximidade e pregnância, mostrando exemplos que encontramos no nosso cotidiano.
Fechamento
Obtém-se a sensação de fechamento visual quando várias formas agrupadas em uma ordem estrutural são capazes de formar uma unidade, ou seja, quando elementos se juntam espontaneamente para construir uma figura total mais completa.
Na imagem abaixo podemos identificar o fechamento através do contorno dos elementos e do contraste da figura, a ponto de que a imagem não poderia ser compreendida se não estivesse em uma ordem estrutural definida.
Alinhamento/Continuidade
Quando vários elementos juntos apontam para a mesma linha fazendo com que nossa mente acompanhe a direção para qual a figura aponta. Mesmo estando distantes um do outro, estes elementos, se corretamente alinhados, transmitem a ideia de “relacionamento”.
Na imagem podemos observar que todos os livros juntos e alinhados podem ser entendidos como continuidade, juntos eles criam uma linha visual capaz de conduzir o nosso olhar e facilitar não só a organização do espaço como também a procura de um livro especifico.
Proximidade
Os elementos são agrupados de acordo com a distância que se encontram uns dos outros. Logo, objetos que estão mais próximos de outros, tendem a ser vistos como um só grupo. Em condições iguais os estímulos mais próximos entre si seja por forma, cor ou tamanho terão maior tendência a constituírem unidades.
Nesse caso pode ser entendido como um exemplo de proximidade, pois todas as formas constrói uma composição visual: um