Ergonomia nas empresas
Palavras-chave: gestão, ergonomia, empresas, trabalho.
1. INTRODUÇÃO
Ergonomia é um estudo de adaptação de ferramentas e condições ao trabalho para que haja segurança ao funcionário. Por ex. Imaginem-se como engenheiros de uma construtora, analisando a eficiência de dois empregados, um jovem e um de idade avançada, que executam o mesmo trabalho de remoção de material com o uso de pás iguais. Imaginem o jovem 30 cm mais alto e com capacidade física superior. Imagine ainda, ambos com todas as demais características de funções motoras iguais como, a mesma motivação para o trabalho, boa saúde, etc. Nessas condições, um resultado lógico seria um maior rendimento no trabalho de jovem, mas se os resultados fossem o contrário, explicaria- mos pela ERGONOMIA como uma não adaptação da ferramenta de trabalho, pelo fato do jovem ser mais alto o cabo poderia ser muito curto para ele, provocando a execução do trabalho em posição desfavorável (muito curvado) gerando um cansaço rápido e rendimento baixo. E a pessoa de idade avançada seu rendimento no trabalho seria mais eficiente, pela ferramenta de trabalho se ajustar a suas dimensões.
“Ergonomia é o termo designativo da aplicação multidisciplinar de conhecimento que trata de uma série de cuidados que envolvem o homem e as particularidades inerentes a cada tarefa que realiza nas condições de trabalho, observadas as características e limitações individuais.” (Antônio Nunes)
2. DESENVOLVIMENTO
“A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida”.
(Conceito da International Ergonomics Association (IEA))
A ergonomia se