Gestalt
Gestalt, palavra alemã sem tradução exata para o português, refere-se a um processo de dar forma, de configurar o que vemos. A palavra Gestalt tem o significado “(...) de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos”.
“Basicamente a Psicologia da Gestalt afirma que as partes nunca podem proporcionar uma real compreensão do todo. O todo é diferente da soma das partes.”
O movimento gestáltico surgiu entre 1930 e 1940. Considera-se Von Ehrenfels, filósofo vienense de fins do século XIX foi o percursos da psicologia Gestalt, embora tenha sido bastante influenciado pelas obras de diversos pensadores como: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kôhler (1887-1967), Kurt Kofka (1886-1941) e Kurt Goldstein (1878-1965). De acordo com a gesltat, a arte se funda no princípio da pregnância da forma. O importante é perceber a forma por ela mesma; vê-la como “todos” estruturados, resultados de relações.
A Gestalt após sistemáticas pesquisas, apresenta uma teoria nova sobre o fenômeno d percepção. Segundo esta teoria o que acontece no cérebro não é idêntico ao que acontece n retina. A excitação cerebral não se dá por pontos isolados, mas por extensão. A primeira sensação já é de forma global e unificada.
O postulado da Gestalt no que se refere as relações psicofisiológicas pode ser definido como: todo processo consciente, toda forma psicologicamente percebida, está estreitamente relacionada com as forças integradoras do processo fisiológico cerebral. A hipótese da Gestalt para explicar a origem dessas forças integradoras, é atribuir ao sistema nervoso central, um dinamismo auto-regulador que, à procura de sua própria estabilidade, tende a organizar as formas em todos coerentes e unificados.
Essas organizações, originárias da estrutura cerebral, são espontâneas, independente da nossa vontade.
ANTECEDENTES
A Gestalt surgiu