Princípios da Gestão da Qualidade
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Técnico em Informática, Administração, Logística e Contabilidade
Avenida Getúlio Vargas, 4388 - São Leopoldo - RS. Fone/Fax: (51) 3037-8200
Site: www.concordia-saoleo.com.br. E-mail: concórdia@concordia-saoleo.com.br
Princípios da gestão da qualidade
1) Resumo
Cuidar da qualidade há muito tempo deixou de ser fator diferenciador e passou a ser um requisito indispensável para se participar do mercado.
As modernas técnicas na área da qualidade foram introduzidas por vários especialistas. Conhecidos como gurus da qualidade, alguns dos principais nomes são: Shewhart, Deming, Juran, Feigenbaum, Ishikawa, Taguchi e Crosby.
Como forma de incentivo à melhoria da qualidade de uma nação, várias instituições criaram prêmios para organizações que se destacam em ações da qualidade. Há três prêmios mundialmente conhecidos: o prêmio Deming, no Japão, o prêmio Baldridge, nos Estados Unidos e o Prêmio Europeu da Qualidade.
Outros países também têm seus prêmios nacionais. No caso do Brasil, há o
Prêmio Nacional da Qualidade.
Especialistas afirmam que a maioria dos problemas empresariais pode ser analisada e resolvida com a utilização das ferramentas da qualidade.
2) Qualidade não é diferencial. É obrigação!
Ao adentrar uma empresa não raro encontra-se um cartaz ou banner exposto em alguma parede de forma bem visível com a declaração da missão da organização e de princípios e menções de profundo respeito à qualidade do produto fabricado. Cuidar da qualidade há muito tempo deixou de ser fator diferenciador e passou a ser um requisito indispensável para se participar do mercado.
3) Gurus da qualidade
As modernas técnicas na área da qualidade foram introduzidas por vários especialistas que de maneira revolucionária e visionária desafiaram o lugar comum, criando uma nova ordem na administração da qualidade nas organizações.
Estes especialistas, por distinção, ficaram conhecidos como