OS OITO PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE
Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da Qualidade
OS OITO PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE Curso: Tecnologia em Gestão da Qualidade Semestre: 1º
Jundiaí
2013
Introdução
Atualmente a evolução da economia mundial está inserindo uma série de desafios aos setores industriais e prestadores de serviços, o aumento da concorrência mundial, num mercado globalizado, cada vez mais aberto, afeta diretamente as indústrias.
Assim, a adoção de uma norma de qualidade pode ser entendida como um diferencial no mercado, uma estratégia, uma vantagem competitiva, ou simplesmente uma necessidade de mercado para a sobrevivência da organização ou expansão dessas, sendo que para obter êxito na sua implementação é necessário o envolvimento de todas as pessoas que as compõem. A gestão da qualidade tornou-se fundamental para a liderança e aperfeiçoamento contínuo de todas as organizações. A norma ISO 9000 apresenta oito princípios da qualidade, visando à melhoria contínua focalizando no cliente e em todas as partes interessadas.
Os oito princípios da Gestão da Qualidade
Com a aplicação dos oito princípios de gestão da qualidade, as organizações produzirão benefícios para clientes, acionistas, fornecedores, comunidade, locais e para a sociedade em geral. O respeito a estes fundamentos pode tornar nossa empresa vencedora, assim como a ausência deles pode criar sérias barreiras à competitividade. São esses:
1 – Foco no cliente
As organizações dependem de seus clientes e, portanto, é recomendável que atendam às necessidades atuais e futuras do cliente, a seus requisitos e procurem exceder suas expectativas.
O cliente é a razão da existência de uma organização, por isso é importante antecipar as necessidades do cliente, não apenas a fim de atendê-lo, mas também para encantá-lo, para garantir sua fidelidade.
A sua aplicação resulta em:
Conhecer e