Princípios da Gestão de Qualidade em TI
14 de novembro de 2013 561 Visualizações
Relação entre a TI e a Qualidade
Oferecer um bom serviço aos clientes e usuários, muitas vezes depende de um bom relacionamento e interação, seja no âmbito positivo como no negativo, tratando de forma transparente os bons resultados e os fracassos, buscando sempre alinhar-se aos objetivos de negócio da empresa e suportando-os.
Nota-se a qualidade em um serviço quando os requisitos são cumpridos, de acordo com as exigências dos requisitos dos usuários ou clientes. Nestes termos, a qualidade se transforma em uma medida da extensão de um serviço, de ponta a ponta, quanto ao atendimento de todas as expectativas e necessidades.
A percepção do cliente na qualidade é amplamente baseada nas suas expectativas, tais como a linguagem comum e suas terminologias necessárias para garantir um diálogo.
Além do que, essas expectativas devem estar claramente definidas e permitir que os fornecedores de serviços de TI avaliem continuamente como o serviço está sendo experimentado e que o cliente espera no futuro.
Fornecer qualidade sempre é crucial à percepção do cliente, ou seja, evitar momentos de picos positivos ou negativos, momentos bons e ruins, inconstâncias na prestação, buscar manter o mesmo nível em todo ciclo de vida do serviço de TI.
Princípios da Gestão da Qualidade
A norma ISO/IEC 20000 é baseada em princípios básicos de Gerenciamento da Qualidade, conforme definido na norma ISO 9000. Estes princípios podem e devem ser observados por qualquer organização.
A seguir:
• Foco no cliente: Um dos principais objetivos de uma empresa é buscar a satisfação de seus clientes e o atendimento das suas necessidades com a oferta de um produto ou serviço. Por isso este princípio é fundamental para a busca do atendimento completo das necessidades dos clientes, sejam elas atuais ou no futuro e mesmo superando suas atuais expectativas;
• Liderança: É de responsabilidade dos líderes de uma