Principios de Fayol e Padrões da Comunicação
Nome: Gabriel de Souza Ferreira da Cruz
Nº da matricula: 21145094
Turma:V2
1) Pesquisar os princípios da administração de Fayol:
a) Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas, ou seja, especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, aumentando a produtividade e favorecendo a eficiência da produção.
b) Autoridade (de linha e responsabilidade): autoridade é o direito de dar ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade, ou seja, é uma consequência natural da autoridade, chegando a um bom equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.
c) Disciplina: necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários, dependendo da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
d) Unidade de comando: cada funcionário deve receber ordens de apenas um superior, ou chefe, evitando contraordens. É o princípio da autoridade única.
e) Unidade de direção: o controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
f) Subordinação dos direitos individuais aos gerais: os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais, ou seja, sobrepor-se aos interesses particulares.
g) Remuneração do pessoal: deve ser justa e suficiente para a garantia de satisfação dos funcionários e para a organização em termos de retribuição.
h) Centralização: referem-se às atividades vitais da organização e sua autoridade deve ser centralizada, ou seja, no topo da hierarquia da organização.
i) Cadeia escalar: Defesa incondicional da estrutura hierárquica, sendo a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo, respeitando à risca uma linha de autoridade