Função coordenar
As novas tecnologias nos levam as mais diferentes áreas do conhecimento. Porém, na área administrativa se encontra um fator relevante, a comunicação, pois é por meio dela somos capazes de coordenar de forma harmoniosa e sincronizada as tarefas a serem desenvolvidas nas organizações. A administração, ciência embasada em leis e princípios, teve como um dos precursores Henri Fayol, que definiu a função coordenar e os princípios gerais da administração, o qual destaca a divisão do trabalho. Os trabalhadores devem ser preparados pela direção, que visa habilitar os operários a fazerem seu trabalho com qualidade e de forma rápida. A função coordenar se desenvolve dentro das organizações que são formadas por grupos de pessoas, as quais se constituem de forma organizada para atingirem objetivos comuns.
O responsável por determinado setor deve ser competente para pôr em prática a coordenação, não só simplesmente de seu setor, mas na sua totalidade. Conectando as funções organizar junto à divisão do trabalho, conseguimos esclarecer a importância fundamental da coordenação. A coordenação é um contra ponto da divisão do trabalho, a qual delimita as tarefas que deverão ser executadas, procura atender às necessidades das interdependências ocasionadas por este e por sua especialização que visa como será desenvolvida a realização da tarefa.
Todos os mecanismos da coordenação utilizam a comunicação como seu instrumento básico. A comunicação é realmente eficaz, quando é feita em forma documental, mas se for transmitida através das pessoas pode ser distorcida. É importante observarmos que todo processo de comunicação pode ser falho ou sujeito a distorções, as pessoas ao transmitirem determinadas informações passam aos receptores sua impressão, opinião e seus julgamentos. Cada um de nós têm percepções diferentes, interpretamos as informações da forma que nos convém.
Também não podemos desconsiderar a importância da comunicação informal, apesar dos riscos de