Resumo sobre taylor e fayol
Introdução à Teoria Geral da Administração
Todas as Organizações são constituídas por pessoas e por recursos não-humanos.
As Organizações são extremamente Heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, de estruturas diferentes e de objetivos diferentes.
Existem Organizações Lucrativas (empresas) e Organizações não-lucrativas (exército, igreja, etc).
A teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral.
A Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades dentro de uma organização.
O profissional que utiliza a Administração como meio de vida pode atuar nos mais variados níveis de uma organização, desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização.
Para Robert Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.
Habilidades técnicas: envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de tarefas (como a contabilidade por exemplo).
Habilidades humanas: estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se a facilidade de relacionamento interpessoal e grupal.
Habilidades conceituais: envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações.
Competências duráveis: conhecimento, perspectiva e atitude (a mais importante para o administrador).
Mintzberg identifica 10 papéis específicos do administrador dividido em três categorias que são: interpessoal (representação, liderança e ligação), informacional (monitoração, disseminação e porta-voz) e decisorial (empreendimento, resolução de conflitos, alocação de recursos e negociação).
A