Resumo sobre taylor e fayol
CIENCIAS CONTABEIS – 1º PERIODO
DAVYD DENE LIMA PEREIRA
GABRIEL FREITAS BRENHA
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO
PROF.:ROMMEL
RESUMO INTERPRETATIVO:
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
São Luis
2011
Taylor - TGA
Em termos de desenvolvimento das escolas ou teorias da administração, a escola clássica é a mais velha, tendo se iniciado com a Teoria da Administração Cientifica, estabelecida por Frederick W. Taylor.
Os princípios da administração científica se basearam na estrutura formal e nos processos das organizações.
As pessoas eram vistas como instrumentos de produção, e utilizadas para alcançar a eficiência para a organização.
Frederick Winslow Taylor, engenheiro norte-americano. Era um homem comum de família rica, mas não um intelectual especialmente brilhante, foi precursor do primeiro manifesto revolucionário sobre o redesenho de processos e trabalho visando aumentos radicais de produtividade.
As idéias de Taylor partiram do “chão de fábrica”, mas alcançaram vôo e acabaram condicionando obsessivamente a cultura do século. Naquela época não havia nenhum pensamento por trás do ato de trabalhar, trabalho era ação pura; Os funcionários utilizavam técnicas imensamente diferentes e eram propensos a pegar leve no trabalho. Taylor acreditava que aquilo que o trabalhador produzia representava apenas um terço de suas possibilidades. Por isso, dispôs-se a corrigir essa situação aplicando o método científico a trabalhos no chão-de-fábrica.
Taylor procurou criar uma revolução mental entre os trabalhadores e a administração, definindo diretrizes claras para melhorar a eficiência da produção. Taylor defendeu o uso de estudos de “tempos e movimentos” como meio de analisar e padronizar as atividades de trabalho. O seu enfoque administrativo solicitava observação