Microbilogiai

2122 palavras 9 páginas
Microbiologia I

Engª. Biotecnológica

Ano letivo 2012/2013

Trabalho prático número: 1
Microbiologia do solo

Enumeração e caracterização de microrganismos

Elaborado por:

Marcus eurico

Resumo

Esta atividade experimental teve como principal objetivo a caracterização e enumeração de microrganismos de uma amostra de solo, para tal a foram preparados três meios de cultura: o meio N.A: que é um meio universal que neste caso crescerá as bacterias, meio de sabouraud suplementado com clorafenicol, este meio é seletivo para fungos e leveduras e meio de Glycerol que é seletivo para actinomicetes. Após a inoculação dos microorganismos nos meios de cultura, estes foram sujeitos à técnica de coloração de Gram (células vegetativas e esporos) para posterior observação ao microscópio óptico e identificação.

Introdução

O solo é um meio ambiente, muito difícil para um microrganismo.

É um meio desidratante, muitas vezes pobre e em algumas circunstâncias bastante instável, mas mesmo assim existe nele uma enorme diversidade de microrganismos, que tornam muitas vezes a vida possível nesses locais.

Os microrganismos mais comuns são as bactérias, protozoários, e fungos.

As bactérias são o grupo maior e mais diverso que se pode encontrar no solo, sendo por isso um grupo importante para determinar a riqueza do solo, a sua contaminação, etc.

As bactérias são seres procariontes, e são muito ricas em processos metabólicos, conseguindo metabolizar uma enorme gama de substâncias e produzir metabolitos que podem ser utilizados por outros seres vivos.

Normalmente as bactérias do solo desempenham todos os papéis de um ecossistemas (com exceção dos macro consumidores), para alem disso normalmente são esporuladas, ou vivem em comunidade com outros seres vivos)

Os protozoários, são células eucariotas que normalmente aparecem em locais com elevada densidade bacteriana, com condições favoráveis á sua

Relacionados