Principios da Qualidade
A ISO é uma organização internacional, não governamental, criada em 1947 com o objetivo de estabelecer padrões que viabilizassem o intercâmbio entre organizações, tendo em vista as profundas modificações nas relações comerciais decorrentes do pós-guerra.
Em 1987, a ISO publicou a “família” ISO 9000, dedicada à Qualidade, vindo suprir a necessidade das organizações em relação a métodos de Gestão que, em conjunto com outras disciplinas, fornecessem maior confiança de que os requisitos dos clientes seriam atendidos. A Gestão da Qualidade compreende, portanto, o gerenciamento das atividades necessárias para fornecer produtos / serviços que atendam aos requisitos do cliente e, ao longo do tempo, aumente sua satisfação por meio da melhoria contínua.
A “família” ISO 9000 atualmente é formada pelas Normas:
ISO 9000 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Fundamentos e Vocabulário;
ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos;
ISO 9004 – Diretrizes para Melhoria de Desempenho.
Elas passam por revisões constantes, visando adequação e atualização do seu conteúdo. A ISO 9000 foi revista em 2005, a ISO 9001 foi revista em 2008 e a ISO 9004 em 2000.
O Comitê responsável pela última revisão da ISO 9001 estruturou toda a Norma sobre oito conceitos fundamentais, que permeiam o texto de diversas maneiras, e que foram considerados imprescindíveis para a Gestão da Qualidade. São eles:
1. Foco no Cliente
2. Liderança
3. Envolvimento de Pessoas
4. Abordagem de Processo
5. Abordagem Sistêmica para a Gestão
6. Melhoria Contínua
7. Abordagem Factual para a Tomada de Decisão
8. Relacionamento Mutuamente Benéfico nas Relações com Fornecedores
Os “Princípios da Qualidade” dão ênfase ao atendimento das necessidades das diversas partes fundamentais para o sucesso da organização: cliente, colaboradores e fornecedores. Ressaltam, também, a importância de se estabelecer diretrizes, compreender inter-relações,