Principios da qualidade
A visão sistêmica é utilizada na chamada Abordagem Sistêmica, que busca compreender objetos e eventos analisando-os como parte de um todo, e explicando-os a partir de sua função nesse sistema maior. Ela deriva do chamado Expansionismo, analisando o todo a partir de suas partes inter-relacionadas.
A visão reducionista, diferente da expansionista, propõe uma análise elementar das partes do sistema, dando enfoque nos elementos finais. Dessa forma, muitas vezes, a sinergia das partes foge da análise do todo, restringindo sua compreensão. “Um sistema é mais que a soma de suas partes.” Compreender essas sinergias é essencial para uma abordagem sistêmica eficiente.
Do ponto de vista sistêmico, as organizações são sistemas abertos, que interagem com o ambiente, positiva ou negativamente.
Visão de Processos
Trata-se da visão utilizada na Abordagem de Processo, que busca analisar as atividades de uma organização como partes de processos.
Ao observar tais atividades dessa forma, deve-se interpretá-las como um conjunto sequencial de ações com um objetivo de trabalho, possuindo início e fim, assim como um grupo claramente definido de entradas e saídas.
Em contraste com a visão departamental, na visão de processos as tarefas são definidas considerando o valor a ser agregado para a organização, e não exclusivamente em função dos departamentos. No planejamento de uma atividade, tem-se enfoque na sua atuação dentro de um processo, sem se preocupar inicialmente com o departamento que a executará.
A visão de processos é essencial no gerenciamento por processos, trazendo maior eficiência nas atividades organizacionais, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria, além de criar uma cultura colaborativa e focada na proposta de valor ao cliente.
Decisão Baseada em Fatos
Para uma decisão eficaz, deve-se necessariamente basear-se em análises de dados e informações. Isso traduz a Abordagem Factual para