Príncipios da qualidade
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS – UNILESTE-MG
CURSO DE ADMINISTRAÇÃODisciplina: Gestão da Qualidade e OM&S
CARINE MARIANE,MAYSA ESTER
Revisão Teórica
Coronel Fabriciano2013
Princípios da qualidade
“Percebe-se hoje um intensivo movimento em busca da qualidade. As organizações têm de produzir produtos de qualidade, não mais como uma estratégia de diferenciação no mercado, mas como uma condição de preexistência.” (OLIVEIRA, OTAVIO J. p.3, 2003).
“A Gestão da qualidade tem a ver com as escolhas que as empresas fazem para cuidar da qualidade de seus produtos e serviços” (LÉLIS, ELIACY CAVALCANTI, p.3 e 4, 2012).
De acordo com LÉLIS (2012), a qualidade envolve a redução de custos, aumento de produtividade e a satisfação do cliente.
“(...) é exatamente isso que a gestão da qualidade propõe – fazer melhor, com menos custo, e entregar a clientes produtos que atendam ou até superem suas expectativas.” (LÉLIS, p.6, 2012).
As normas de padronização criadas a partir da International Organization for Standardization ( Organização Internacional para Padronização), mais conhecida como ISO; tem por objetivo criar padrões para uniformizar produtos, serviços e sistemas em todo mundo. Com isso; “a norma ISSO 9000 propõe oito princípios da gestão da qualidade. Eles servem de alicerce para que a empresa construa um verdadeiro sistema de qualidade”. (LÉLIS, p.136, 2012).
São eles:
Organização focada no cliente: O foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do mesmo. O cliente então deve ser a preocupação central das empresas.
Liderança: Os líderes têm por função manter um ambiente adequado e criar condições favoráveis, para que as partes envolvidas no processo se sintam parte da empresa, desenvolvendo assim, suas atividades de forma propícia, com o compromisso de alcançar os objetivos organizacionais.
Envolvimento das pessoas: O envolvimento das pessoas é