O planejamento estratégico como chave para o sucesso
DESENVOLVIMENTO
O fenômeno da mudança em si não é o que torna o mundo hoje inteiramente diferente, mas o ritmo. Quem não se adapta não sobrevive. A perpetuidade da nossa espécie mostra essa realidade. Em nossos dias é impossível prever ações para o futuro baseado em conhecimentos do passado e do presente. Inovações constantes exigem adaptações para que empresas possam ter condições de competir em paridade de armas e sobreviver, apesar da elevação de custos para implantação de novas adaptações. Ante a atual perspectiva de revolução na forma de gerenciamento, percebemos a importância do planejamento no ciclo administrativo de uma empresa. Um fortíssimo aliado na hora de iniciar, reorganizar uma empresa, um negócio ou um empreendimento, sem sombra de dúvidas, é o planejamento.
O que se espera com o planejamento estratégico, na verdade, não é adivinhar o futuro, mas construí-lo, evitar ao máximo as surpresas, racionalizar processo de tomada de decisões e garantir o sucesso em seu ambiente futuro. Isso não significa que tudo ocorrerá conforme descrito no planejamento. Existe um dinamismo no processo de planejar que necessariamente o faz ser flexível e adaptável as mudanças imprevistas que doravante possam acontecer. Acredita-se que o uso do planejamento estratégico só é possível quando se convive com um ambiente estável em grande organização. Há os que acreditam que só é válido para empresas de grande porte. Há ainda os que não se planejam e ficam, em consequência, em situações administrativamente complicadas.
Muitas empresas não possuem uma clara visão de onde querem chegar, e quando isso ocorre, qualquer caminho levará a lugar nenhum. O rumo será totalmente indefinido. E, se o empresário e colaboradores não estiverem compartilhando os mesmos objetivos, a mesma visão, não estarão engajados nos objetivos/metas do planejamento. Quando as pessoas estão unidas em torno de um objetivo maior, os processos que