principios da administração cientifica
Frederick Wislow Taylor foi o iniciador da eficiência industrial sendo chamado com inteira justiça o “Pai da Organização Cientifica do trabalho” contribuiu de forma eficaz para o desenvolver industrial do século XX.
Taylor utilizou todos os recursos para conseguir rendimento diário aceitável tais como despedir os mais obstinados, baixar o salário daqueles que se recusavam a melhorar a produzir do mesmo modo.
Taylor era um homem de grande força de vontade. Nada podia quebrar-lhe a vontade e era muito independente. Era ele, antes de tudo, um forte tendo o apoio da chefia, conseguiu pôr fim aquele vandalismo ameaçando-o de morte.Depois de três anos de luta desta espécie o rendimento das máquinas tinha aumentado, em alguns casos alcançado o dobro, e como resultado foi ele promovido.
Entretanto, para um homem equilibrado esse sucesso não podia ser tido como recompensa, devido à atitude dura que, era forçado a manter para com os que rodeavam a vida que se transforma em continuo atrita com os outros não vale a pena ser vivido. Quando trabalhava como chefe de seção e contramestre teve de enfrentar problemas tais como “Qual a melhor forma para fazer este trabalho? - Qual deverá ser o trabalho de um dia? - e outro de igual natureza. Diante destes problemas, e obrigações, Taylor queria que os homens sob sua direção realizassem durante um dia de trabalho uma produção aceitável e impôs a si próprio o trabalhador a realizá-lo e fixar as condições em que o tempo-padrão para a realização do dito trabalho, e por fim, pagar ao trabalhador um prêmio em forma de salário extraordinário, se fizesse o serviço como especificado.
Aos vinte e três anos, quando ainda era capataz, começou, pela primeira vez, a aplicar os processos científicos, inventou um novo modo de cortar o aço de corte atual podem durar três vezes mais do que as antigas. Devemos a ele o descobrimento e valorização das variações que influem no corte de metais.