Princípios da administração científica
Turma: Administração 1º período
28/03/2012
Resenha do livro Princípios de Administração Científica de Frederick W. Taylor
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
O livro de Taylor é dividido em três capítulos, Introdução, Fundamentos de Administração Científica e Princípios da Administração Científica. A obra também possui uma síntese sobre a vida do autor, chamada Vida e Obra de Taylor, escrita por Pavel Gerencer. No final do livro podemos encontrar um Índice Alfabético, com expressões e palavras chaves que auxiliam na busca por um assunto.
Começando pelo texto de Gerencer, é exposta uma pequena biografia da vida profissional de Frederick Taylor, onde conhecemos um pouco sobre sua trajetória. Ele nasceu em uma família de classe média, se esforçou muito para conquistar o mérito recebido ao longo dos anos e terminar a vida rico. Taylor abandonou os processos rotineiros da indústria pelo estudo sistemático dos fatores que afetam cada etapa do trabalho e criou um método científico que revolucionou a indústria em âmbito global. * Introdução:
O capítulo conta com cinco subdivisões, o qual começa com palavras do presidente Teodoro Roosevelt (presidente dos EUA de 1901-1908) que fala sobre a necessidade de se pensar na conservação dos recursos naturais como forma de aumentar a eficiência nacional. Taylor concorda com a afirmação, porém adiciona o fato de que o prejuízo ocorrido por erros humanos, mal dirigidos ou ineficientes são maiores que os decorrentes do desgaste das coisas materiais e por isso a importância de se investir em homens melhores e mais capazes.
O autor propõe ainda 3 objetivos desse estudo que são: indicar a enorme perda que o país sofre pela ineficiência de quase todos nossos atos diários, tentar convencer o leitor que o remédio deste problema está na administração e provar que a administração é uma verdadeira ciência, aplicável desde nossos atos mais simples até o trabalho nas grandes companhias.
* Fundamentos de