nutrição
Dentro de uma cozinha temos os riscos físicos, químicos e ergonômicos.
* Os riscos físicos: O calor, o ruído, temperatura baixa nas câmaras frigoríficas, umidade, a questão da eletricidade e riscos perfuro-cortantes.
* Os riscos químicos: Vêm de produtos tóxicos, inflamáveis e irritantes.
* Os riscos ergonômicos: As cargas que são transportadas ao longo do dia e a postura inadequada.
No caso das UANs verifique as sempre se os EPIs são compatíveis com as atividades desenvolvidas e os equipamentos existentes na cozinha. O uso de EPIs é essencial tanto para evitar acidentes de trabalho quanto para evitar possíveis contaminações durante a manipulação de alimentos.
As UANs apresentam riscos consideráveis de acidentes, em decorrência do intenso movimento, aliado, em geral, à inexperiência pessoal e a um ambiente dotado de grande variedade de equipamentos elétricos. Está amplamente demonstrando que os acidentes em uma UAN têm uma causa e podem ser prevenidos. As causas gerais são: as condições inseguras, equipamento defeituoso, falta de protetores, iluminação e ventilação inadequada, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, além de atos inseguros, negligentes, excesso de segurança, confiança, falta de supervisão, falta de cooperação e indiferença à segurança
Para evitar acidentes de trabalho e doenças profissionais, é necessário um conjunto de medidas técnicas, educativas, médicas e psicológicas, empregadas para preveni-los, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo de práticas preventivas.
Um dos meios para reduzir os acidentes de trabalho e