Escola
Ministrada por Carlos Fico, professor da UFRJ, a palestra trará como temática a censura no teatro durante a ditadura militar no Brasil
13 setembro 2013
Palestra teatro e sensura no regime militar
Carlos Fico – professor de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – ministra no dia 26 de setembro, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a palestra “Teatro e Censura no Regime Militar”. O evento ocorre no auditório do bloco amarelo do Centro de Artes (Ceart), às 14h, com entrada gratuita. O conteúdo da palestra é resultado de anos de pesquisa e estudo sobre a historiografia brasileira contemporânea.
A palestra aborda como a censura era aplicada na área teatral durante o regime militar, focando em como os movimentos artísticos, principalmente o teatro, tinham sua expressão artística podada. “Em comparação com outros meios como a TV e o cinema, o teatro não representaria, a princípio, grande ‘perigo’ por causa do público pouco numeroso que atingia. Porém, sua censura não foi pequena, o que expressa uma aparente contradição do regime” – ressalta Fico, que também atuou no movimento estudantil de1977 a1981.
Após a defesa de seu doutorado, intitulado Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil, Carlos Fico teve acesso a acervos inéditos da documentação secreta da ditadura, o que acrescentou ainda mais em seus estudos sobre a censura gerada pela ditadura militar na época. É, também, autor de diversas obras que abordam esse tema, inclusive ganhou o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional pela obra “O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira”, publicado em 2008.
O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Udesc, sob coordenação do doutorando Eder Sumariva Rodrigues, que vem desenvolvendo pesquisa nessa área de estudos. A palestra conta o apoio da Comissão