principais passos envolvidos na resolução de problemas
Os passos para a resolução de um problema incluem a identificação do problema, sua definição, formulação de estratégia, organização das informações, alocação de recursos, monitoramento e avaliação. Sendo relevante salientar que, o processamento emocional pode influenciar positivamente a resolução de problemas.
A identificação apesar de inexorável à resolução de problemas, algumas vezes passa despercebida. A despeito da importância de reconhecer a relevância do problema com o qual nos confrontamos.
Depois da identificação de um problema, faz-se necessário defini-lo e representa-lo em grau suficiente para compreendê-lo e finalmente solucioná-lo.
Outrossim, o próximo passo consiste em planejar uma estratégia para solucioná-lo. Podendo esta envolver análise, que traduz-se em desmembrar a totalidade de um problema complexo em elementos mais simples.
Havendo ainda, a possibilidade como alternativa ou contribuição adicional, de envolver o processo de síntese. Utilizando-a para ajudar na análise e a análise para ajudar na síntese das informações pertinentes à resolução do problema.
Além disso, há a organização das informações. Neste estágio se dá a tentativa de integralizar todas as informações necessárias para efetuar eficazmente a tarefa do momento. Caracterizando tal estágio como fundamental para uma boa resolução de problema.
Já no estágio/passo de alocação de recursos, nos deparamos com o fato de que, a maioria de nós não dispõe de recursos suficientes para a resolução de problema, sendo estes limitados.
Tais recursos incluem tempo, dinheiro, equipamentos e espaço. Restando evidenciado em estudos que pessoas com muita capacidade de resolver problemas tendem a dedicar uma parte maior dos seus recursos mentais ao planejamento global do que aquelas sem experiência. Pois, quando uma pessoa aloca mais recursos e efetua um planejamento em larga escala, ela é capaz de poupar tempo e energia, bem