urbanismo
Partido Arquitetônico: Convívio em comunidade
Referências Urbanísticas:
Distrito Barão Geraldo- Campinas
Conceito: Integração da comunidade, através de ruas circulares que terminam em rotatórias.
Swiss Park- Campinas
Conceito: Revitalização de um espaço urbano com a criação de um polo comercial, com preservação de áreas verdes, priorizando o convívio em comunidade.
Parque Urbano e Vivencial do Gama (Brasília)
Conceito: Qualificar através de um projeto e sua construção um território urbano com um grande potencial em termos ambientais e humanos.
Atitudes:
Preservação de áreas verdes;
Formas orgânicas das quadras;
Criação de praças e parques;
Espaços comerciais;
Amplas áreas livres;
Continuidade visual das praças;
Espaços institucionais.
O Projeto:
O terreno proposto para a criação do bairro possui uma metragem quadrada de 618.449,4275m², com uma área institucional de 7.839m² representando 1,26%, uma área de lazer com 54.350m² representando 8,78%, uma área de preservação ambiental com 73.244m² representando 11,84%, e o restando com ruas e loteamento com 483.000m² representando mais 78,12% do total do terreno.
O projeto propõe a criação de ruas orgânicas com as quadras acompanhando a forma, viabilizando assim a diminuição da velocidade dos veículos e oferecendo uma particularidade ao bairro, já que os bairros da cidade são compostos por uma malha quadriculada. As ruas foram pensadas de uma forma que acompanhasse a topografia local, paralelas às curvas de nível, com um eixo central onde nas extremidades se encontram os principais acessos, que são pela Rodovia Raposo Tavares, e o outro pela Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, esse eixo central foi projetado não apenas para comportar a principal distribuição das vias, mas também para o surgimento de um polo comercial (não identificado no projeto, proporcionando certa liberdade para a escolha dos locais que mais favorecem), com comércios pequenos, singelos,