micrometro
Modalidade EAD
DISCIPLINIA: METROLOGIA II
1
2
SUMÁRIO
TÓPICO I: MEDIÇÃO NCOM MICRÔMETROS
1. MICRÔMETRO TIPOS E USOS _________________________________03
2. SISTEMA MÉTRICO _______________________________________ 07
3. SISTEMA INGLÊS__________________________________________ 12
4. MICRÔMETRO INTERNO _____________________________________ 16
2
3
1. MICRÔMETRO TIPOS E USOS
Um mecânico precisava medir um eixo da maneira mais exata possível. Tentou a medição com paquímetro, mas logo desistiu, pois esse instrumento não tinha resolução adequada. Pediu orientação a um colega do setor de metrologia. O colega resolveu o problema oferecendo-lhe um micrômetro que, no caso, era o instrumento mais adequado à medição desejada. Você sabe o que é um micrômetro? Este é o assunto desta aula. Se você já conhece esse instrumento, terá a oportunidade de conhecê-lo mais profundamente. Trata-se de conhecimento necessário a quem trabalha ou deseja trabalhar na área da mecânica.
Origem e função do micrômetro
Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, entretanto, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado palmer.
Princípio de funcionamento
O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao do sistema parafuso e porca. Assim, há uma porca fixa e um parafuso móvel que, se der uma volta completa, provocará um descolamento igual ao seu passo.
Modalidade EaD – Metrologia II
A reprodução parcial ou total deste material será permitida com prévia autorização escrita do autor. Qualquer burla aos direitos autorais implicará em infringência ao disposto no art. 184 do código Penal, sendo responsabilizados todos