VIABILIDADE DE PROJETO
Módulo: 4 Análise de Projetos Atividade: 2.2.1 Atividade Individual
Título: Viabilidade de Análise de Projetos
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira Turma:
Introdução
Dentre os diversos métodos de análise de investimento, os dois mais utilizados são os métodos do valor presente líquido - VPL ou NPV (NPV em inglês significa Net Present Value) e o da taxa interna de retorno – TIR ou IRR (IRR em inglês significa Internal Rate of Return). Conhecendo ambos de forma correta, é possível escolher efetivamente o melhor projeto para investir recursos que temos à mão no momento. O objetivo deste trabalho é explicar e indicar as vantagens e desvantagens destes métodos.
Justificativa
Usualmente os empresários ao optar por uma, acaba renunciando as possibilidades da outra. Consequentemente, abusam da experiência na tomada de decisão sobre a aplicação de seu capital e muitas vezes geram expectativas distorcidas ao utilizarem os métodos de forma inadequada gerando frustrações futuras. Portanto, é preciso avaliar as ofertas sempre levando em consideração os critérios utilizados para avaliação das alternativas de investimentos que são o Valor Presente Liquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).
Desenvolvimento
A análise de investimento compreende a um estudo, que envolve cálculos matemáticos. Dessa maneira, Assaf Neto (2009) propõe os métodos do Valor Presente Líquido (VPL) e da Taxa Interna de Retorno (TIR), como sendo os de maior utilização nas análises das operações financeiras (aplicações e captações) e de projetos de investimentos.
O Valor Presente Líquido (VPL) é considerado de um modo geral a melhor ferramenta para análise de investimentos, por isso o VPL é a ferramenta mais utilizada pelas grandes empresas.
O VPL é a diferença entre o valor presente das receitas líquidas (valores positivos) e o valor presente dos investimentos (valores negativos), trazidos a data zero do fluxo de caixa, utilizando-se