principais linhas politicas de ambiente na união europeia
Introdução
Este trabalho foi um dos muitos trabalhos propostos pela professora de geografia, e este tema “principais linhas politicas de ambiente na EU “ foi o tema que me chamou mais atenção. e por isso decidi eleger este tema para realizar o meu trabalho.
Índice
Luta contra as alterações climáticas
Ambiente: disposições gerais
Desenvolvimento sustentável
Gestão dos resíduos
Poluição atmosférica
Proteção e gestão das águas
Proteção da natureza e da biodiversidade
Proteção dos solos
Proteção civil
Perturbações sonoras
Ambiente: cooperação com os países terceiros
Luta contra as alterações climáticas
As alterações climáticas é um dos maiores desafios com que a humanidade terá de lidar nos próximos anos. Com aumento das temperaturas, a fusão dos glaciares, os inúmeros de episódios de seca e de inundações são outros tantos sinais de que o processo está em curso.
É um risco elevado para o nosso planeta e para as gerações futuras.
A União Europeia há vários anos que tenta remediar a situação, a nível interno e na arena internacional. A União Europeia integrou também o controlo dos gases com efeito de estufa nas ações que se propõe empreender com vista à realização dos seguintes objetivos: consumo mais eficiente de energias menos poluentes, transportes mais limpos e mais equilibrados, responsabilização das empresas, sem prejuízo da sua competitividade, ordenamento do território e agricultura ao serviço do ambiente, criação de um quadro favorável à investigação e à inovação.
Ambiente: disposições gerais
O sexto programa de ação em matéria de ambiente, adotado em julho de 2002, definiu as prioridades da União Europeia até 2010. São salientados quatro domínios de ação: alterações climáticas, natureza e biodiversidade, ambiente e saúde e gestão de recursos naturais e de resíduos. Os princípios da precaução e do «poluidor-pagador» norteiam a política ambiental da