Comercio exterior
CURITIBA
2012
1 – Em grupo realizar uma síntese do conteúdo apresentado em sala de aula sobre o Comércio Exterior e sua importância no contexto mundial. (7 grupos /MERCOSUL - UE – NAFTA – PACTO ANDINO – ALADI – CARICOM – ALCA)
1.1 Uma síntese do grupo: Sobre os últimos acontecimentos da economia mundial e seus impactos para o Brasil Oportunidades/Ameaças.
2 - Desenvolver uma analise e entendimento dos blocos econômicos existentes e atuantes.
Levando em considerações os itens abaixo:
1 O que é? União Européia:
Robert Schumann, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, discursa suas principais propostas, inspiradas nas ideias de Jean Monnet. Propondo que a França e a República Federal da Alemanha ponham em comum os seus recursos de carvão e de aço, numa organização aberta aos outros países da Europa. Nascendo assim a União Européia; A Comunidade Econômica Europeia (CEE) ou Mercado Comum Europeu foi o embrião da União Europeia. Formada em 1957, com o Tratado de Roma, a organização pretendia permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços entre os países-membros. Pouco depois do fim da II Guerra Mundial. Em 1993, é constituído o mercado único, com quatro liberdades: de circulação das mercadorias, dos serviços, das pessoas e de capitais.
Constituída devido à globalização, necessidade políticas, econômica e as tendências comercias em crescimento, assim formou um bloco econômico de 27 países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia).
Terceira maior população do mundo, com aproximadamente 500 milhões de habitantes, ficando atrás somente dos países China e da Índia.
Concentra a maior quota da potência