Composição Química da Madeira
Conhecer a quantia dos constituintes químicos da madeira é útil para definir tratamentos com preservantes químicos, retardantes de fogo, produtos de acabamento. A composição química das madeiras depende de muitas variáveis como da parte da planta analisada, localização geográfica, clima e solo. A madeira é constituída por compostos macromoleculares: celulose, lignina e hemiceluloses e micromoleculares: extrativos e cinzas.
Componentes Químicos:
Em relação a composição química elementar da madeira, pode-se afirmar que não há diferenças consideráveis, levando-se em conta as madeiras de diversas espécies.
Os principais elementos existentes são o Carbono (C), o Hidrogênio (H), o Oxigênio (O) e o Nitrogênio (N), este em pequenas quantidades.
A análise da composição química elementar da madeira de diversas espécies, coníferas e folhosas, demonstram a seguinte composição percentual, em relação ao peso seco da madeira:
Elemento
Percentagem
C
49 – 50
H
6
O
44 - 45
N
0,1 - 1
Além destes elementos encontram-se pequenas quantidades de Cálcio (Ca), Potássio (K), Magnésio (Mg) e outros, constituindo as substâncias minerais existentes na madeira.
Substâncias Macromoleculares:
Do ponto de vista da análise dos componentes da madeira, uma distinção precisa ser feita entre os principais componentes macromoleculares constituintes da parede celular:
• Celulose
• Polioses (hemiceluloses),
• Lignina, que estão presentes em todas as madeiras, e os componentes minoritários de baixo peso olecular, extrativos e substâncias minerais, os quais são geralmente mais relacionados a madeira de certas espécies, no tipo e quantidade. As proporções e composição química da lignina e polioses diferem em coníferas e folhosas, enquanto que a celulose é um componente uniforme da madeira.
Exemplo:
Composição Média de Madeiras de Coníferas e Folhosas
Constituinte
Coníferas
Folhosas
Celulose
42 ± 2%
45 ± 2%
Polioses
27 ± 2%
30 ± 5%