quimica dos materiais
A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga nas construções, foi utilizada por todo o mundo, quer nas civilizações primitivas, quer nas desenvolvidas, no oriente ou ocidente. Com a revolução industrial a Inglaterra, como grande potência impõe a arquitetura em metal. Com a invenção do betão armado os técnicos de nível superior concentraram esforços no estudo do novo material, desprezando a utilização da madeira.
Tecnicamente, a casa de madeira é uma construção onde o conjunto da cobertura está apoiado sobre colunas e vigas de madeira. Entretanto, os valores agregados dessas formas construtivas transcendem os limites do avanço tecnológico que ela representa, e que já seriam altamente vantajosos;
A madeira é o único material renovável e de alta sustentabilidade da Construção Civil. Sua utilização nas estruturas, no fechamento de vãos, no revestimento de paredes, em coberturas, esquadrias e movelaria, representa um importante meio de proteção às reservas dos não renováveis, bem como, na redução do consumo energético que eles demandam para a sua transformação; Como o aço, o alumínio e o cimento.
As vantagens da construção em madeira são inúmeras, tal como:
DURABILIDADE
Os arqueólogos estão constantemente a encontrar peças antigas ainda existentes em madeira tais como: sarcófagos, embarcações, esculturas, utensílios domésticos, armas, instrumentos musicais, elementos de construções, etc. Em Kyoto no Japão podemos encontrar templos milenares construídos com estrutura de madeira.
RESISTÊNCIA AO ATAQUE DE XILÓFAGOS
As madeiras usadas em estruturas apresentam elevada resistência ao ataque de organismos xilófagos. Estes só a atacam, quando as madeiras mostram sinais de apodrecimento.
SEGURANÇA
A madeira não oxida. O metal quando é sujeito a altas temperaturas pela ocorrência de fogo deforma-se, perdendo a função estrutural. Naturalmente, se o ferro do betão armado não estiver com o recobrimento