trabalho traçao
Resistencia a tração e um teste laboratorial para descobrir propriedades do material a ser testado, tais como, elasticidade, alongamento e ponto de ruptura. Propriedade importante para se usar um material em qualquer projeto.
Resistência a tração
Resistencia a Tração são testes realizados em laboratório para determinar resistência, elasticidade, alongamento e ponto de ruptura de diversos materiais.
As propriedades de tensão constituem-se nos mais importantes indicadores da resistência mecânica de um material. A força necessária para alongar um corpo de prova é determinada juntamente com a quantidade total de material estirada da quebra do referido corpo.
O termo de resistência à tração é um termo amplo. Na realidade devem-se distinguir três diferentes fenômenos: (1) A tensão de escoamento (2) A tensão no ponto de ruptura para o caso de fratura dúctil. (3) A máxima tensão para o caso de fratura frágil.
Corpos de prova para determinação de propriedade de tensão podem ser injetados ou prensados sob condições padrão. A espessura típica é de 1/8 polegada, porém as demais dimensões podem variar.
O modulo de elasticidade ou modulo de tração entre a tensão aplicada e a consequente degradação deformação na região em que a deformação é linearmente proporcional à tensão.
O modulo de elasticidade é essencialmente uma medida da rigidez de material, sendo muito útil na escolha de um polímero para uma dada aplicação. Pode-se estabelecer que o material ideal para certo produto deva exibir comportamento, quando em uso normal, idêntico ao observado na região em que o modulo é medido. Desta forma seria possível garantir a manutenção das características elásticas (deformação proporcional à tensão), em condições de serviço.
Conclusão
Conclui-se que neste trabalho, que a resistência à tração é um termo amplo, onde se pode descobrir muitas coisa sobre um material com base em estudos sobre resistência a tração.
ETEC João Gomes de Araújo