Materiais de Quimica
Almofariz e pistilo: também chamado gral ou morteiro, é um utensílio que serve para moer pequenas quantidades de produtos, por vezes misturando vários ingredientes.
Balão de fundo chato: destina-se a destilações químicas, seu uso é semelhante ao balão de fundo redondo, porém mais apropriado aos aquecimentos sob refluxo pois pode ser apoiado sob superfícies planas.
Balão de fundo redondo: É um recipiente de forma esférica, redondo no fundo, com uma embocadura (gargalo) na sua extremidade superior para enchimento e ligação a outras peças de equipamento laboratorial e com um tubo de saída lateral. A sua aplicação restringe-se à destilação, processo de separação de constituintes de misturas líquidas ou eliminação de impurezas, onde serve de recipiente para o aquecimento energético.
Balão volumétrico: É usado para preparar soluções de concentração rigorosa e para medir o volume de líquidos. Assim, como todo o material de medida exata, não se devem aquecer nem introduzir sólidos no seu interior.
Béquer: É usado para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.
.
Bureta: É um tubo graduado, estreito, com a extremidade inferior alongada, na qual existe uma torneira. É utilizada em posição vertical, para transferir porções de líquido de volume rigorosamente conhecido para outros recipientes, geralmente durante operações de titulação.
Cadinho: Geralmente de porcelana (pode ser encontrado em platina ou vítreos). Serve para calcinações (aquecimento a seco e muito intenso) de substâncias. Pode ser levado diretamente à chama do bico de Bunsen.
Cápsula de Porcelana: Empregada para a fusão de materiais sólidos e ceras. Apresenta paredes finas