Química dos materiais
1. Introdução
A preservação da madeira consiste no conjunto de produtos, métodos, técnicas e pesquisas, que visam alterar, medir ou estudar a durabilidade da mesma, de forma a obter um produto que tenha uma grande durabilidade e que possa ser utilizado para os mais variados fins. Onde essa durabilidade varia muito de acordo com espécie utilizada e do meio ao qual ela estará exposta. Dessa forma será apresentado neste trabalho, formas ecológicas para a preservação da madeira.
2. Tipos de preservação
Os métodos de preservação podem ser divididos em quatro grupos, preservação natural, preservação indireta, preservação biológica e preservação química. Abaixo cada um deles será apresentado de forma breve.
2.1. Preservação Natural
É a forma de preservação da madeira onde procura evitar-se a ação dos agentes deteriorantes, protegendo-a do contato com o solo e das fontes de umidade.
2.2. Preservação Indireta
Acontece pelo tratamento do meio em que a madeira esta exposta com a finalidade de protegê-la.
2.3. Preservação Biológica
Esse método envolve a utilização de organismos vivos que tem a função de proteger a madeira de ataques de organismos xilófagos.
2.4. Preservação Química
É o método onde utiliza-se produtos químicos dentro da estrutura da madeira, visando torná-la tóxica aos organismos que a utilizam como fonte de alimento.
3. Principais Agentes Deterioradores de Madeiras
A madeira