Vidro e Madeira
Composição Química
Figura : Composição Química do Vidro.
Fonte: CEBRACE.
Processo de Fabricação
A primeira etapa deste processo é a junção de todos os componentes. Este procedimento envolve a seleção de matérias-primas, o cálculo das proporções relativas de cada componente, a mistura e pesagem dos componentes. Após misturados, o composto é levado para um forno industrial , capaz de atingir temperaturas de até 1500 ºC. Depois de algumas horas no forno até se fundir, o material agora está em forma de líquido viscoso e dourado. “Durante o processo inicial de aquecimento, as matérias-primas passam por uma série de transformações físicas e químicas para produzir o fundido.” (ALVEZ; GIMENEZ; MAZALI).
Após a obtenção do fundido como um líquido homogêneo, o material escorre por canaletas em direção aos moldes, que variam de acordo o tamanho do vidro a ser criado. Os quatro métodos principais de moldagem são: sopro, prensagem, fundição e estiramento ou flutuação.
Dentre os métodos de moldagem, vamos nos ater ao processo de estiramento ou flutuação, método mais usado na fabricação de vidros planos. Tal método foi desenvolvido e patenteado por Pilkington Brothers Co. (1959), cujo desenvolvimento revolucionou a manufatura dos vidros planos. O vidro é moldado estirando-se uma larga lâmina de vidro derretido em um tanque de estanho, também derretido. Esse tanque é chamado “tanque de flutuação”, porque o vidro “flutua” em uma camada uniforme sobre a superfície perfeitamente lisa do estanhofundido. O vidro solidifica-se a temperatura mais alta que o estanho, podendo, portanto, ser removido. O vidro obtido neste processo apresenta ambos os lados brilhantes, o que dispensa o acabamento por polimento. (ALVEZ; GIMENEZ; MAZALI).
Então, após a moldagem, os vidros são submetidos ao processo de recozimento. Este processo tem por finalidade remover as tensões que podem ser criadas na moldagem. O recozimento é feito em temperaturas inferiores à