Blocos Economicos
Disciplina: Geografia
Professora: Neide
Alunos: João Batista nº.: 18 José Francisco nº.: 21 Larisse nº.: 22 Leonardo nº.: 23 Thiago Braga nº.: 38
Turma: 3ºB1
A Nova Ordem Mundial: Blocos Econômicos
(União Europeia)
Patos de Minas, Junho de 2010.
Introdução
O presente trabalho vem com o objetivo de mostrar as características da Nova Ordem Mundial que é caracterizada pela Globalização.
Dentro desse contexto, um dos maiores símbolos da Globalização são os chamados Blocos Econômicos, que são agrupamentos de países que com o objetivo de se fortalecerem econômica e socialmente. Dentro dessas Uniões Econômicas, encontramos a União Europeia, o mais velho e bem estruturado Bloco.
Portanto, a partir do tema proposto “Blocos Econômicos: União Europeia”, desenvolvemos este trabalho citando a história, os objetivos, as instituições e a organização do mais próspero Bloco Comercial da atualidade.
A Nova Ordem Mundial
Depois da queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989, um dos assuntos mais discutir é o surgimento de uma nova ordem mundial. A nova ordem mundial apresenta uma faceta geopolítica e outra econômica. Na geopolítica, houve uma mudança para um mundo multipolar, onde as potencias impõe mais por seu poder econômico de que bélico. Na economia o que aconteceu de novo foi o processo de globalização e a formação de blocos econômicos supranacionais. Velha ordem bipolar Desde 1989, a humanidade começou assistir uma série de eventos que até então eram imagináveis. A queda do