Principais Itens Do Ativo Imobilizado
Imóveis e terrenos
Maquinas e equipamentos
Equipamentos de informática
Veículos
Moveis, utensílios e instalações
Imobilizações em andamentos
Intangíveis
O intangíveis e a parte do ativo não circulante e compreende “os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados a manutenção da companhia ou exercido com essa finalidade, inclusive fundo de comercio adquirido”.
Marcas e patentes
Lincencas e franquias
Pesquisa e desenvolvimentos
Passivo e Patrimônio Liquido
O lado do Passivo e Patrimônio liquido representa as fontes de recursos utilizados pela empresa. Esse recurso, essencialmente, podem ser provenientes de terceiros (dívidas) ou dos sócios, decorrentes de aporte de capital ou de lucros gerados pela própria empresa.
Passivo circulante
Compreende as obrigações vencíveis no exercício social seguinte. As mais freqüentes são:
Fornecedores
Salários e encargos sociais
Impostos e taxas a recolher
Instituições financeiras
Debêntures de curto prazo
Passivo não Circulante
As obrigações de longo prazo são caracterizadas por terem seus vencimentos após o termino do exercício seguinte, isto é, num prazo superior a um ano.As obrigações de longos prazo mais freqüentes são:
Financiamentos
Debêntures de longo prazo
Tributos – Longo prazo
Patrimônio Líquido
O patrimônio líquido representa, no balanço patrimonial a parte da empresa que pertence aos seus proprietários. Corresponde à diferença entre o ativo total e as dividas.
Capital Social
O capital de uma empresa pode ser representado por ações, no caso das sociedades anônimas, ou por quotas quando se trata de uma sociedade limitada, por exemplo. Desse modo, inicialmente, os acionistas ou sócios subscrevem determinada quantia de ações ou quotas, conforme o caso e as integralizam.
Capital a Integralizar
A conta de capital a integralizar representada as parcelas de capital que foram subscritas pelos acionistas ou proprietário da empresa e que ainda não