resumo quincas borba
Jump to Comments
Leia o livro, mas, por favor, não veja o filme!
Um capitalista aproveitador, Cristiano Palha; um herdeiro apaixonado e parvo, Rubião; uma linda e misteriosa senhora, Sofia; e a memória de um filósofo, Quincas Borba. A obra de Machado de Assis, “Quincas Borba”, se utiliza das características marcantes de cada personagem para descrever a ruína econômica, moral e física de um homem apaixonado.
No romance de Machado de Assis, Quincas Borba morre e deixa um testamento onde ele declara Rubião, irmão da sua falecida noiva, seu herdeiro universal, desde que zele pela saúde e segurança do cão do morto. Rubião e o cachorro partem para o Rio de Janeiro. Ele pretende tomar posse da herança e passar a morar na capital. No trem conhece o casal Sofia e Cristiano Palha e se encanta pela mulher. Rubião fica amigo do casal, que lhe oferece ajuda na sua nova vida. O dinheiro sobe-lhe a cabeça. Passa a acreditar que ganhou real importância com ele, a ponto de poder pretender Sofia. Uma noite deixa caras suas intenções com Sofia. Ela, depois de uma festa, conta tudo ao marido que a faz ver as vantagens que podem tirar da situação. Rubião concorda em se tornar sócio de Palha. Índices de ascensão social do casal começam a aparecer, até que Cristiano rompe a sociedade, esfriando suas relações com Rubião. O herdeiro de Quincas Borba vai perdendo tudo o que tem. À medida que perde seu dinheiro, vai também perdendo sua sanidade. O golpe de misericórdia vem quando Palha e Sofia arrematam a casa de Rubião em um leilão e o internam num hospício. Ele só concorda em ir em companhia do cão. Mais tarde Rubião e o cão fogem para Barbacena, onde ele se torna um mendigo.
A narrativa é contada em capítulos curtos, intervenções e digressões do narrador que quebram a linearidade do enredo. Os diálogos que o narrador tem com o leitor à respeito das personagens ou do rumo da história é uma das características que, além de marcante, tem o poder de