Trabalho de propagação de calor
MEIOS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR
Prof. Dr. Antônio Carlos Marangoni
Fabiana Ap. de Faria Donadeli
Thais Rafaela Silvério de Souza
Hugo César Cavalini Severiano
OBJETIVO
A atividade realizada visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no estudo experimental dos processos de propagação de calor, constitui-se em importante instrumento de conhecimento do trabalho na área profissional e até mesmo pessoal.
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante a aula experimental. Este foi realizado no Laboratório de Física da Universidade de Franca.
Os dados relativos à atividade serão apresentados segundo a seguinte estrutura: Objetivos, Material Utilizado, Introdução, Método, Conclusão e Referências Bibliográficas.
MATERIAL UTILIZADO
Foram utilizados os seguintes materiais: lâmpada halógena com suporte e termômetro até 100ºC, com suporte.
INTRODUÇÃO
Calor é a energia térmica em trânsito, ou seja, é energia que se transfere de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura.
O processo de transmissão de calor ocorre quando há dois ou mais corpos, com diferentes temperaturas, em contato e cessa quando esses sistemas adquirirem a mesma temperatura, pois atingiram o equilíbrio térmico.
A propagação de calor entre os corpos pode ocorrer de três maneiras:
Condução Térmica: Ocorre devido ao movimento dos átomos e moléculas, por exemplo, quando um objeto de metal é aquecido em uma das extremidades, os átomos passam a se mover mais depressa, ao vibrarem e colidirem com átomos mais afastados da fonte de calor, transfere parte de sua energia cinética para estes átomos, que também passam a se mover mais depressa.
O isolamento térmico é uma importante aplicação da condução, pois mantém um corpo em temperatura mais alta ou mais baixa.
Convecção Térmica: É o transporte de energia térmica de uma região para outra, só