Principais ideologias seculo XX
Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy.
O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. E de acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
No século XX, varias ideologias se destacaram:
- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista. Liderado por Benito Mussolini, os fascistas defendiam a opressão ao socialismo, a fim de fortalecer a política capitalista e, consequentemente, promover o crescimento econômico.
A ideologia fascista pregava o total controle do Estado sob a sociedade. No âmbito educacional, implantou a educação militar nas escolas e adotou um livro didático único. O que era uma esperança se tornou um martírio para os italianos. Mussolini implantou uma ditadura na Itália, repreendendo os manifestantes com ações violentas de seu exército, os camisas-negras. Cada vez mais seduzido pelo poder, Il Duce (em italiano, Líder) se uniu com outros ditadores (Hitler, na Alemanha e Stálin, na Rússia) para discutirem a implantação de um regime totalitário na Europa.
- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
O comunismo é uma ideologia que prega a abolição da propriedade privada e o fim da luta de classes, além da construção de um regime político e econômico que possibilite o estabelecimento da igualdade e justiça social entre os homens.
Os filósofos alemães Karl