onestidade
Neste trabalho vou falar sobre a Ideologia no século XIX nacionalismo, liberalismo, imperialismo e socialismo tenho um prazer de transmitir para os meus colegas o que pude aprender de acordo as pesquisas que fiz.
Sem mas demoras eu tenho a honra de explicar aos meu colegas que As ideologias do século XIX estão associadas às transformações sociais e econômicas ocorridas na Europa e também ao surgimento do operariado como classe antagônica à burguesia. Num panorama de luta de classes marcado por greves, reformas e revoluções, as doutrinas socialistas, contrárias ao liberalismo e ao capitalismo e pregavam o restabelecimento da soberania do trabalho sobre o capital. Nacionalismo: manifestação do descontentamento dos povos que foram subjugados pelas decisões do Congresso de Viena e queriam a libertação. Socialismo: tornou-se o grito do grande operariado que se formava nos centros industriais e buscava reivindicar seus direitos ou mesmo organizar governos revolucionários. Liberalismo: transformou-se na ideologia da burguesia, que se consolidava cada vez mais como a camada social dominante, principalmente durante os períodos da Revolução Industrial e Revolução Francesa, defendendo governos constitucionais, a propriedade privada, a não-intervenção do Estado e a liberdade econômica (livre concorrência e liberdade de iniciativa).
Como bem sabemos, a Europa do século XIX experimentava um acelerado processo de industrialização que determinou o fim do monopólio britânico neste ramo de atividade econômica. Dessa maneira, a concorrência entre os países industrializados levou a incessante busca por novos mercados consumidores e a obtenção de matéria-prima barata. Pelo atendimento de tais demandas, as potências industriais acreditavam ser possível ampliar suas respectivas economias.
A consolidação deste quadro levou à promoção do imperialismo, prática que resultou na conquista e exploração de vários territórios africanos e