Principais ideias do texto Lugares da infância
(Bernardina Leal)
No Livro: "Leituras da infância na poesia de Manoel de Barros", Bernardina Leal faz uma análise de algumas figuras da infância e a partir disso nos mostra como é possivel olhar de outra forma e com um novo pensar a concepção de Educação, essa reflexão acontece através de exercicios de ser criança que a autora nos apresenta.
Para representar essas figuras de infância a autora destaca várias idéias e concepções de cada etapa da fase da criança.
Na Adultice, a concepção de infância tem como principio a vida humana. No início da infância, a criança convive com diferentes formas de interpretação do seu mundo, nesse periodo sua infância é valorizada. Após esse período a criança pasa a conviver com a carência e falta dos pais.
“ [...] a criança carece de experiência, que necessita do auxilio de um adulto[...]”
“ [...]a infância tem sido histórica e socialmente vinculada a ideia de carência [...]”
“ As crianças tem sido educadas muito mais pela submissão às regras de um mundo adultocêntrico do que para sua própria formação.” (pg.20)
Contudo, ao passar dessa carêcia dos pais, as crianças se tornam dependentes no que diz respeito ao social, são consideradas imperfeitas, o seu modelo de infancia não é socialmente construido e passa a ser aceito como natural.
No decorrer do crescimento social construido, a criança passa a ser vista como um ser ingênuo, bom, puro e belo.
“ Sua primeira natureza, bondosa e pura, seria gradativamente substituída por uma segunda natureza histórica e socialmente constituída [...]” (pg.21)
Após esse perído a criança passa a ser controlada pelo adulto.
“ [...] exercemos sobre as crianças autoridade suficiente para protegê-las [...] sabemos sobre seu desenvolvimento até mesmo embrionário. Definimos e denominamos características, etapas, aspectos constitutivos... [...]” (pg. 21)
Essa concepções desde o inicio da infância, nos submete a abrir mão do nosso pensamenro