pedagogia
Autoria: Andreia Corrêa Figueiredo da Silva| 4o semestre
Tema 02
A Educação Infantil como um Direito
Tema 02
A Educação Infantil como um Direito
Autoria: Andreia Corrêa Figueiredo da Silva
Como citar esse documento:
SILVA, Andreia Corrêa Figueiredo da. Organização e Metodologia da Educação Infantil: A Educação Infantil como um Direito. Caderno de Atividades.
Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.
Índice
CONVITEÀLEITURA
PORDENTRODOTEMA
Pág. 3
Pág. 3
ACOMPANHENAWEB
Pág. 10
Pág. 11
Pág. 14
Pág. 15
Pág. 16
Pág. 16
CONVITEÀLEITURA
Após a leitura desse tema você entenderá como o conceito de infância foi construído no mundo e como ele se relaciona com a educação. Você terá contato com os principais pesquisadores da infância e conhecerá as diferentes concepções que foram estruturadas historicamente. como Comênio, Rosseau, Pestalozzi, Froebel, Montessori, Dècroly e Freinet.
O texto mostra também como a evolução do conceito de infância se articula com o meio social e cultural e sobre como diferentes concepções coexistem ao longo dos tempos. área educativa, da qual participam educadores, familiares e a sociedade em geral.
PORDENTRODOTEMA
A Educação Infantil como um Direito
Neste tema trataremos das concepções historicamente elaboradas para Educação dos bebês e das crianças menores de seis anos. É importante considerar que momentos históricos diferentes produziram concepções distintas concepções, fruto de questões culturais, sociais e políticas de diferentes épocas, coexistem em nosso ideário de
Pois é sempre bom lembrar, como dizia o mestre Paulo Freire, que não existe educação sem política. Vale dizer que, não
3
PORDENTRODOTEMA atentar para tais educadores e para o contexto de suas produções.
O conceito de Infância
“As crianças, todas as crianças, transportam o peso da sociedade que os adultos lhes legam, mas fazem-no com a leveza da renovação e o