desenvolvimento
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Nome: Isamara Vaz Lopes Data: 04/04/14
“Aries, Philippe. História social da Criança e da Família. Tradução de Dora Flaksman. 2º ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.”
Philippe Ariès nasceu em Blois, 21 de julho de 1914 e morreu em Paris, 8 de fevereiro de 1984. Foi um importante historiador e medievalista francês da família e infância, no estilo de Georges Duby. Um dos mais influentes historiadores franceses do século XX. Ariès escreveu vários livros sobre a vida diária comum sendo eles: a morte, a sexualidade, a vida cotidiana e, principalmente, a história da criança. No que diz respeito a este último tema, discute as principais teses defendidas por Ariès. Muitas delas atualmente superadas, mas, não por isso, menos seminais - no livro História Social da Criança e da Família, uma obra clássica interdisciplinar. O texto acima referido é abordado a análise do pensamento de Philippe Ariès em torno do desenvolvimento da infância, que traz um conjunto de ideias elaboradas e problematizadas em varios topicos como: “As idades da vida”, “ A descoberta da infância “e “ Do despudor á inocência” ao longo do texto. Este artigo tambem tem por objetivo fazer um panorama sobre a concepção da infância, com aporte em Philippe Ariès a partir da idade média.
Quando falamos em infância, podemos referir a esta etapa da vida como um conjunto de fatores que constitui determinadas posições que incluem a família, a escola, pai, mãe, entre outros que colaboram para que hajam determinados modos de pensar e viver a infância. A respeito disso basta verificarmos que desde o século XII até início do século XX, a sociedade vem criando conceitos e modelos para infância, além de mecanismos que a valorizem, principalmente a infância pobre