Principais barreiras a mudanças corporativas e individuais
De acordo com Poter (2004), Os conceitos centrais das estratégias competitivas envolvem todo grupo do setor industrial/empresarial e a escolha da estratégia determina o lucro final da indústria /empresa.
Podemos considerar duas formas de estratégias vantagens competitivasà diferenciação e baixo custo.
Exemplos :
• Baixo Custo
Esta escolha de acordo com Poter(2004), tem foco nas empresas vendem um produto padrão e considera a obtenção de vantagem de custo absoluto e de escala de todas as fontes.
Consultorias de Tecnologia da informação vendem o projeto com os recursos previamente qualificados, no ato de atuação diminuem a margem de horas para obter baixo custo e maior margem de lucro gerando uma pressão aos profissionais envolvidos para finalizar o projeto e acelerar a entrega. A qualidade é colocada em questão ,pois estamos vendendo um serviço.
Ex: Estefanini – alocação de profissionais de Tecnologia da InformaçãoI.
Foi levantada aqui uma empresa consultoria de TI, mas temos outras empresas de outros segmentos como o Brasil cacau, Casas Bahia, Dolly – refrigerante.
Das 5 forças competitivas no caso do baixo custo:
Poder de barganha: Comprador e fornecedor não há, somente o custo é que é fator importante, neste caso há uma nova marca e apelo publicitário para entrada no mercado.
Existe ameaça a novos produtos substitutos.
Muita rivalidade entre os concorrentes.
• Diferenciação
A escolha desta vantagem estratégica de acordo com Poter(2004), a empresa procura ser única em seu produto ao longo de algumas dimensões valorizadas pelos compradores.
Normalmente Consultorias de grande porte como SAP oferecem cursos, treinamento e desenvolvimento de acordo com um módulo de o mercado. Utilizam-se do diferencial do foco em qualidade, treinamento, mapeamento e pesquisa para agregar mais valor e fidelização da marca. A diferença é que não abordam projetos em outras linguagens e sim em projetos somente SAP. Com