Gestão da diversidade
Gestão da Mudança
GESTÃO DA DIVERSIDADE
Santos/SP
2014
Apresentação da empresa
Nome: Petrobras
Porte: Multinacional
Segmento: exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis, além de outras fontes energéticas renováveis.
Área de atuação: Exploração de petróleo em águas ultraprofundas.
Tempo de existência empresa: 3 de outubro de 1953 – 61 anos.
Outras informações relevantes: A Petrobras é uma empresa estatal de economia mista, ou seja, é uma empresa de capital aberto, sendo o Governo do Brasil o acionista majoritário. A criação da Petrobras foi em 1953, porém, as instalações foram concluídas somente no ano seguinte. A produção de petróleo teve início nesse mesmo ano (1954).
Conteúdo da pesquisa - Conceitos de diversidade
Motivos para gerenciar a diversidade (o porquê?)
Para a Petrobras, a responsabilidade social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das suas relações com todos os públicos de interesse, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social. Gerenciar a diversidade é sempre algo complicado.
As principais barreiras que a diversidade promove são: A “guerra” dos sexos, ou seja, aquela “briga” que sempre vemos de quem é melhor, homem ou mulher. E isso gera imensos desconfortos dentro de uma empresa, a “rádio corredor” de uma empresa grande é cheio de boatos que “fulana só foi promovida por que é mulher”, “o chefe tal não confia nas mulheres e prefere promover homens” e isso é uma barreira que deve ser enfrentada pela empresa para que ninguém se sinta injustiçado e, assim, gere uma desmotivação. A