gestão da diversidade racial
Diferencial Competitivo para as Empresas Brasileiras
Jociane Vieira dos Santos Antunes1
Mariesa Toldo2
Resumo
O presente artigo tem como tema a utilização da gestão da diversidade racial na administração de empresas privadas brasileiras, com o objetivo de oferecer informações àquelas empresas que buscam ganhar um diferencial competitivo através da implantação destes programas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica em artigos da internet, já que a produção bibliográfica sobre este tema é demasiado escassa. Como principal conclusão do trabalho, tem-se que os programas de gestão de diversidade racial são excelentes alternativas para as empresas que buscam crescer e se manter, pois a correta utilização de tais programas apresenta-se como uma real vantagem competitiva, frente ao mercado atual, em que ocorrem profundas e rápidas transformações.
Palavras-Chave: Administração de empresas. Gestão. Diversidade racial.
1 INTRODUÇÃO
Apesar de não ser novidade na pauta internacional, no Brasil a prática da gestão da diversidade racial é incipiente. Bastante difundida nos EUA e no Canadá, onde esses programas são largamente utilizados desde a década de 60 do século XX, essa proposta ainda é uma inovação no país, em parte, por conseqüência da nossa formação histórico-cultural originada na escravidão negra e nas nossas ideologias até hoje dominantes, que serão comentadas na quarta seção.
Neste trabalho, pretende-se examinar o conceito de gestão da diversidade, as vantagens e dificuldades em sua aplicação e sua disseminação no meio empresarial brasileiro, com enfoque no campo racial, pois esta é uma importante política para as empresas neste momento atual, em que a concorrência é acirrada e cada diferencial competitivo deve ser analisado e adotado, pelo menos nas organizações que desejam se manter longevas e financeiramente saudáveis.
Escolheu-se o viés da diversidade racial porque se acredita