PRINCI
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
AULA 3
Com base nas leituras feitas, vejo que não existem respostas únicas para essas questões. As definições de qualidade dependem de muitos fatores: os valores nos quais as pessoas acreditam; as tradições de uma determinada cultura; os conhecimentos científicos sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem; o contexto histórico, social e econômico no qual a escola se insere. A qualidade pode ser de várias formas, depende do momento histórico, o contexto cultural e as condições objetivas locais.
Como devem ser os espaços: internos limpos, iluminados e arejados, com vista ampla do exterior, devem ser seguros e aconchegantes, espaço para leitura, com livros, revistas e outros materiais de fácil acesso às crianças e para aquelas que tenham alguma deficiência, espaços externos devem ser bem cuidados, com jardim e áreas para brincadeiras e jogos, dando possibilidade de contato com a natureza e espaço para as crianças correr, pular, jogar bola, brincar com areia e água, e outras atividades imposta por seus professores.
Os móveis devem ser planejados para o tamanho de bebês e de crianças pequenas: também necessário que os adultos pensem sobre a altura da visão das crianças, sobre sua capacidade de alcançar e usar os diversos materiais existentes, arrumando os espaços de forma a incentivar a autonomia infantil.
Os professores preparam o ambiente para que a criança possa aprender de forma ativa na interação com outras crianças e com os adultos.
É preciso que o espaço seja versátil e permeável á sua ação, sujeito ás modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas. Deve ser pensado e rearranjado, considerando as diferentes necessidades de cada faixa etária, assim como os diferentes projetos e atividades que estão sendo desenvolvidos. Particularmente, as crianças de zero a um ano de idade necessitam de um