Princ Pios Fundamentais De Contabilidade
São os preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras.
Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor. O Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução nº 750/93, determinou os seguintes Princípios Fundamentais de Contabilidade: Princípio da Entidade; Princípio da Continuidade; Princípio da Oportunidade; Princípio do Registro pelo Valor Original; Princípio da Atualização Monetária; Princípio da Atualização Monetária; Princípio da Competência; Princípio da Prudência.
A finalidade da contabilidade é fazer controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais. Em uma forma sintetizada, pode-se afirmar que o patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos usuários é o seu objetivo.
O profissional contábil é denominado contabilista, representado por duas categorias profissionais: técnico em contabilidade e contador. O campo de atuação desse profissional é: como empregado nas empresas; como empresário da contabilidade e na área pública. Temos duas categorias de usuários da contabilidade: os usuários dos serviços contábeis, os contratantes e os usuários das informações que utilizarão as informações para tomar algum tipo de decisão sobre a empresa. O regime de contabilidade aceito universalmente para apuração dos resultados, pois evidencia o resultado de forma mais adequada.
1. Contabilize os dados acima,