Princ Pios Fundamentais De Contabilidade Significam
Princípio da Entidade: está na autonomia do patrimônio a ela pertencente, portanto jamais pode confundir-se com aqueles dos seus sócios ou proprietários
Princípio da Continuidade: cria o pressuposto de que a Entidade se manterá em operação, tendo segmento em seu ciclo operacional.
Princípio da Oportunidade: determina a tempestividade e a integridade no registro do patrimônio e das suas mutações.
Princípio do Registro Pelo Valor Original: os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais ocorridos na data das transações.
Princípio da Competência: é o reconhecimento das transações (e outros eventos) no momento em que ocorrem, independente se há ou não pagamento ou recebimento.
Princípio da Prudência: a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido.
Características Fundamentais
Relevância: é a capacidade da informação influenciar numa decisão, auxiliando os usuários a realizar predições sobre o resultado de eventos passados, presentes e futuros, ou ainda confirmar ou corrigir expectativas anteriores. A relevância está relacionada a algumas outras características como a tempestividade, materialidade e o valor preditivo que serão abordados nos itens a seguir.
Materialidade: A materialidade é considerada como uma restrição à relevância das informações a serem evidenciadas. A relevância da informação também está na sua materialidade, não só com relação ao seu tamanho, mas ao papel que tal item pode representar.
Representação Fidedigna: está relacionada à fidedignidade das transações e outros eventos que a informação contábil